03/12/2024

Veja as palavras que os médicos nunca devem dizer aos pacientes

Redação do Diário da Saúde
Veja as palavras que os médicos nunca devem dizer aos pacientes
Felizmente existe um jeito mais simples de comunicar o risco para os pacientes: Basta que os médicos o utilizem.
[Imagem: Mohamed Hassan/Pixabay]

Conversa médico-paciente

Pacientes gravemente doentes e seus familiares enfrentam um intenso e por vezes duradouro sofrimento emocional, de modo que é importante que os médicos se preocupem em lidar bem com eles porque uma comunicação compassiva pode ser vista como parte do processo de tratamento.

É difícil treinar os médicos em "como dar notícias" aos pacientes e familiares, mas pode ser bem mais fácil identificar coisas que eles nunca deveriam dizer. É o que defendem Rana Awdish e colegas da Clínica Mayo (EUA).

Eles identificaram o que chamam de "palavras nunca", termos que não devem ser ditos em nenhuma circunstância na relação médico-paciente. Mas não ficaram apenas na negativa: Os pesquisadores sugerem palavras e termos mais úteis para usar em vez das palavras "nunca". Além disso, eles descreveram os métodos que usaram, para que os médicos identifiquem suas próprias palavras nunca.

"Comunicar a natureza, o propósito e a duração pretendida de tratamentos frequentemente complexos, e definir expectativas realistas sobre o que eles oferecem ainda esbarra em experiências atemporais do paciente: Medo, emoções intensas, falta de conhecimento médico e a esperança às vezes irrealista de cura," escreveu a equipe. A "natureza intensa e assustadora dessas conversas" pode fazer com que os clínicos recorram a hábitos de comunicação aprendidos ou falas meramente declarativas.

Até mesmo uma única palavra pode assustar pacientes e familiares, fazê-los se sentirem impotentes e possivelmente anular a eficácia da tomada de decisão compartilhada.

O problema é que, com muita frequência, os médicos usam uma linguagem insensível ao comunicar informações críticas e geralmente o fazem sem perceber o alarme desnecessário ou a ofensa que causaram, dizem os pesquisadores.

Palavras Nunca

O problema não é apenas que as "palavras nunca" machucam ou alarmam pacientes e familiares, é que elas põem um ponto final na conversa. "Elas tomam o poder dos próprios pacientes cujas próprias vozes são essenciais para tomar decisões ótimas sobre seus cuidados médicos," escrevem os pesquisadores.

Veja, a seguir, uma lista das palavras e expressões que os médicos nunca devem usar, segundo a equipe.

  • "Não há mais nada que possamos fazer."
  • "Ela não vai melhorar."
  • "Retirada de cuidados."
  • "Indo pelo ralo."
  • "Você quer que façamos tudo?"
  • "Não sei por que você esperou tanto para vir."
  • "O que seus outros médicos estavam fazendo/pensando?"
  • Luta
  • Batalha

Em outro estudo específico sobre tratamento do câncer, as principais palavras ou frases "nunca" foram:

  • "Não vamos nos preocupar com isso agora."
  • "Você tem sorte de ser apenas estágio 2."
  • "Você falhou na quimioterapia."

O que os médicos devem dizer então?

Profissionais de saúde podem iniciar um diálogo sugerindo perguntas e respostas honestas e ponderadas de pacientes e familiares.

"Eles devem aprender a reconhecer palavras e frases que involuntariamente assustam, ofendem ou diminuem o envolvimento e trabalhar para reimaginar sua própria comunicação," recomendam os pesquisadores.

Uma oportunidade pode surgir quando os médicos encorajam os pacientes a falar. "Algo tão simples como, 'Que perguntas você tem para mim?' em vez de, 'Você tem alguma pergunta?', convida a uma conversa franca," sugere a equipe.

Quanto às palavras "nunca", os pesquisadores recomendam usar uma linguagem alternativa, bem como a justificativa, para cada uma. Por exemplo, em vez de "Ela não vai melhorar", o médico poderia dizer "Estou preocupado que ela não vá melhorar". A justificativa é que o provedor substituirá uma firme previsão negativa por uma expressão de preocupação.

Usar palavras como "lutar" e "batalhar" pode implicar que a pura força de vontade pode superar a doença e os pacientes podem sentir como se estivessem decepcionando seus entes queridos por não lutarem o suficiente. Em vez disso, os médicos poderiam dizer: "Enfrentaremos essa doença difícil juntos", para deixar claro que os pacientes têm uma equipe lhes dando suporte.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Never-Words: What Not to Say to Patients With Serious Illness
Autores: Rana Lee Adawi Awdish, Gillian Grafton, Leonard L. Berry
Publicação: Mayo Clinic Proceedings
Vol.: 99, Issue 10, 1553 - 1557
DOI: 10.1016/j.mayocp.2024.05.011
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