Negociador triste
Expressar tristeza em determinadas circunstâncias pode ser benéfico quando se estiver negociando.
Ao menos é o que garante a professora Shirli Kopelman, especialista em gestão e organizações da Universidade de Michigan (EUA).
Kopelman foi uma das primeiras pesquisadoras a estudar os efeitos das emoções exibidas nas negociações e agora está ampliando a discussão ao incluir a tristeza.
"Sabemos que as emoções desempenham um papel nas negociações, especialmente porque tem muita coisa em jogo, tanto profissionalmente quanto pessoalmente," afirma ela. "Acontece que a tristeza é expressa no trabalho mais vezes do que se imagina, e é importante porque ela produz reações de empatia."
Tristeza construtiva
A pesquisa sugere que as pessoas que mostram tristeza durante as negociações podem ganhar concessões quando provocam empatia nos outros.
A tristeza pode ser expressa com palavras e as lágrimas não são necessárias. Por exemplo, uma pessoa pode dizer, "o que está dizendo me deixa triste," ou "fico triste ao ver como as coisas estão indo."
A chave para que se tenha um impacto nas negociações é que a pessoa com quem se negocia deve ter um motivo para sentir preocupação por aquele que expressa tristeza, dizem os pesquisadores.
É importante notar que fingir tristeza para ganhar vantagem estratégica seria enganoso e antiético. No entanto, Kopelman ressalta que se você realmente se sentir triste, existem situações onde comunicar conscientemente essa tristeza pode ser adequado e construtivo.
Sinal interpessoal
Uma série de experimentos envolvendo interações cara a cara mostrou como funciona o fenômeno.
O contexto social importa: nos experimentos, a tristeza aumentou as concessões quando a pessoa do outro lado da mesa viu o negociador triste como tendo menos poder ou como alguém com quem ele poderia estar envolvido no futuro.
Os negociantes que viram a relação de forma colaborativa com a pessoa mostrando tristeza foram mais propensos a ceder um pouco durante a negociação. A tristeza também foi mais eficaz que a raiva quando as pessoas do outro lado determinaram que a culpa não era apropriada.
"Nossos experimentos mostraram que expressar tristeza aumentou o valor reivindicado nas negociações, mas apenas quando a relação forneceu razões para experimentar preocupação para com o expressor," disse Kopelman. "A tristeza é um sinal interpessoal poderoso, e fica comprovado que a compaixão é uma parte integrante das negociações comerciais."
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Emoções | Relacionamentos | Trabalho e Emprego | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.