Perigos de ser multitarefa
Seja escrevendo relatórios, respondendo e-mails ou atendendo telefone, é comum os funcionários de escritório realizarem várias tarefas ao mesmo tempo.
Mas essa multitarefa e as interrupções constantes que ela gera podem criar emoções negativas, como tristeza e medo e, eventualmente, gerar um ambiente de trabalho tenso.
"As pessoas não apenas experimentam estresse com a multitarefa, mas seus rostos também podem expressar emoções desagradáveis e que podem ter consequências negativas para toda a cultura do escritório," disse Ioannis Pavlidis, da Universidade de Houston (EUA).
Pavlidis e seus alunos usaram um novo algoritmo - baseado em matrizes de co-ocorrência - para analisar múltiplas emoções manifestadas nos rostos dos chamados trabalhadores do conhecimento em meio a uma tarefa de redação. Um grupo respondeu a um único conjunto de e-mails antes de começar a escrever, limitando assim a quantidade de distração, enquanto o outro grupo era frequentemente interrompido para responder e-mails conforme eles chegavam.
"Os indivíduos que se envolveram em multitarefa pareciam significativamente mais tristes do que os outros. Curiosamente, a tristeza tendia a se misturar com um toque de medo na turma da multitarefa. A multitarefa impõe uma carga mental onerosa e está associada com um maior estresse, que parece desencadear a tristeza que verificamos. O surgimento simultâneo do medo é intrigante e provavelmente está enraizado na antecipação subconsciente da próxima interrupção," disse Pavlidis.
Emoção ruim, clima ruim
Como a multitarefa é uma prática difundida, a manifestação dessas emoções negativas pode persistir ao longo do dia de trabalho para muitas pessoas. É esse caráter onipresente, contínuo e persistente do fenômeno que o torna um 'produtor de clima' tão perigoso, enfatizaram os pesquisadores.
As emoções negativas, especialmente em ambientes de escritório, onde todos se veem constantemente, podem ter consequências significativas na cultura da empresa, de acordo com a equipe: "O contágio emocional pode se espalhar em um grupo ou local de trabalho através da influência de processos conscientes ou inconscientes, que envolvem estados emocionais ou respostas fisiológicas".
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Comportamento | Trabalho e Emprego | Emoções | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.