Impulso ou insatisfação
Estudo divulgado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que as mulheres fazem mais compras motivadas por impulsos emocionais do que os homens.
Para os homens, não é o impulso o maior motor da compra, mas a insatisfação com o trabalho.
Segundo o levantamento, 49% das mulheres admitiram fazer compras movidas por algum impulso, como baixa autoestima, problemas relacionados à vaidade e insegurança com a aparência.
A tensão pré-menstrual é outro fator que leva as mulheres a consumir, mencionado em 32% dos casos.
Entre o público masculino, 45% revelou que o descontrole nas compras é devido à ansiedade com algum evento, por exemplo, proximidade de viagens, férias ou festas.
Entre eles, 38% citaram situações de crise relacionadas ao trabalho como motivadoras de compras.
Poupança
De acordo com a economista responsável pelo estudo, Ana Paula Bastos, a inserção das mulheres no mercado de trabalho e o maior poder aquisitivo também contribuiu para o crescimento do consumo entre o público feminino.
O estudo constatou ainda que 43% das mulheres e 41% dos homens não conseguem guardar parte dos rendimentos até o final do mês.
Entre aqueles que conseguem, 70% das mulheres e 76% dos homens juntam o dinheiro para momentos de emergência.
Em relação ao planejamento orçamentário, a pesquisa mostrou que 34% dos homens fazem apenas o planejamento pessoal, já 35% das mulheres não fazem nenhum tipo de planejamento.
A pesquisa ouviu 646 pessoas em todas as capitais do país, proporcional ao tamanho da população economicamente ativa de cada cidade. O estudo tem margem de erro de 3,9%.
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