02/04/2019

Gratidão no ambiente de trabalho é um bom negócio

Redação do Diário da Saúde
Gratidão no ambiente de trabalho é um bom negócio
Se você tem dificuldade em expressar-se diretamente, saiba que escrever uma carta de gratidão tem um efeito mais poderoso do que você imagina.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Gratidão

Se você soubesse que expressar gratidão a um colega melhoraria a vida dele e a sua, você faria isso com mais frequência?

Pois bem, então aqui vai: Há uma relação positiva entre a gratidão expressa no local de trabalho e a saúde física e mental de todos os envolvidos.

Fazendo experimentos em um grupo de enfermeiros de cuidados intensivos, os resultados mostraram que mostrar-se agradecido com maior frequência no trabalho prevê uma melhor qualidade do sono, menos dores de cabeça e alimentação mais saudável, sem contar o aumento com a satisfação no trabalho.

"Enfermeiros tendem a ter um trabalho sem 'obrigados'. É muito físico, e eles estão frequentemente atendendo aos berros de pacientes que estão em seu nível emocional mais baixo. Quando os enfermeiros recebem gratidão, isso os estimula. Esse tipo de estudo nos ajuda a entender como manter no trabalho de forma saudável.

"Os enfermeiros alinham fortemente a sua profissão com a sua identidade e muitas vezes dão mais atenção aos pacientes do a que eles próprios. A gratidão corresponde à sua identidade, lhes dá satisfação com um trabalho bem feito e aumenta o autocuidado," escreveram David Cadiz e Alicia Starkey, da Universidade Estadual de Portland (EUA), em seu artigo publicado no Journal of Positive Psychology.

Gratidão é um bom negócio

E não são apenas enfermeiros: Muitas pessoas conectam inerentemente sua identidade ao seu trabalho e sentimentos de valorização à tarefa que desempenham. Os empregadores que entendem e reagem a isso podem criar uma mudança social e econômica positiva, dizem os pesquisadores.

De uma perspectiva organizacional, política e de liderança, Cadiz e Starkey afirmam que os empregadores deveriam criar oportunidades formais ou informais para que as pessoas expressem gratidão no ambiente de trabalho.

"Empregados que recebem feedback positivo são mais saudáveis, e isso pode afetar os resultados," afirmam. "Prevenir dores de cabeça e outros sintomas relacionados ao estresse significa menos dias de doença e, nesse caso, reduz o custo de enfermeiras substitutas e o pagamento de horas extras".

Eles finalizam afirmando que a lição a se levar para casa é: Expresse gratidão quando você ver alguém fazendo um bom trabalho. Um ciclo de feedback positivo afeta você e aqueles ao seu redor e pode, em última análise, moldar uma comunidade mais saudável e feliz.

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