17/03/2010

Cartilha do consumidor orienta contra fraudes e irregularidades

Agência Fapesp
Cartilha do consumidor orienta contra fraudes e irregularidades
A cartilha do consumidor reúne informações sobre medições e qualidade de produtos como alimentos, bebidas, taxímetros, medidores de energia, radares e lombadas eletrônicas.
[Imagem: Ipem]

Orientação contra fraudes

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Justiça, acaba de lançar a Cartilha de Orientações ao Consumidor.

A publicação orienta o público, de forma simples e resumida, a se proteger de fraudes e de irregularidades encontradas em produtos disponíveis no comércio. Apresenta também informações sobre o trabalho de fiscalização desenvolvido pelo instituto.

Fiscalização de produtos

A iniciativa, que conta com a colaboração do Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro), explica noções de metrologia e como é feita a fiscalização de produtos medidos sem a presença do consumidor, como alimentos, bebidas, cosméticos e gás de cozinha.

O consumidor encontra orientações sobre produtos têxteis, brinquedos, preservativos, bombas medidoras de combustível, taxímetros e outros que exigem certificação, como medidores de energia, termômetros, radares e lombadas eletrônicas.

Cartilha do consumidor

Segundo o Ipem-SP, o objetivo da cartilha do consumidor é proteger o consumidor e tê-lo como principal aliado no combate a fraudes e irregularidades dos produtos oferecidos.

A cartilha pode ser baixada gratuitamente pelo site da instituição, em formato pdf, no endereço www.ipem.sp.gov.br/pdf/cartilha_ipem.pdf.

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