09/05/2011

Escolas brasileiras perpetuam preconceitos contra minorias

Gilberto Costa - Agência Brasil

Homofobia se aprende na escola

O ambiente escolar é um espaço para o surgimento de atitudes sexistas e homofóbicas.

Esta é uma das conclusões tiradas da audiência pública sobre preconceitos e discriminações na educação brasileira, realizada hoje na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados.

"Além de reproduzir, a escola cria homofobia", disse a coordenadora do Projeto Escola sem Homofobia, da organização não-governamental (ONG) Ecos - Comunicação em Sexualidade, Maria Helena Franco. "Não é mais adiante, mas é ali que está se criando o preconceito", completou.

Material para escolas

Na opinião de Helena Franco, os professores brasileiros não são preparados para lidar com o tema em sala de aula e não dispõem de material didático que possa auxiliá-los.

"Material sobre a temática praticamente não existe", disse após apresentar aos parlamentares um kit com livro, vídeos, boletins e cartaz que podem ser usados na escola em apoio à implantação do chamado "projeto político-pedagógico", que orienta o ensino.

O material elaborado pela ONG está em análise na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - Secad, do Ministério da Educação (MEC), para ser replicado e incluído na grade de distribuição de material educativo do MEC.

Segundo Helena Franco, o ministério já recebeu cerca de 1.500 pedidos do material que não está disponível na internet. A princípio, o material será distribuído a docentes do ensino médio, "mas pode ser usado por professores do ensino fundamental", disse.

Homofobia nas escolas

Situações de homofobia são verificadas, por exemplo, em situações de constrangimento, o bullying, que pode causar danos morais a quem sofre com comportamentos agressivos (físico ou verbal) recorrentes.

Uma pesquisa de 2009, apresentada pela ONG Plan Brasil, e publicada pelo Ministério Público do Maranhão, feita com 5.168 alunos de 25 escolas públicas e particulares de todas as regiões brasileiras, mostrou que sete em cada dez estudantes de diversas faixas etárias presenciaram cenas de agressões entre colegas. As principais vítimas são os meninos: 34,5% disseram ser vítimas de maus-tratos.

A situação dos meninos na escola começa a preocupar também pela questão de gênero, tradicionalmente associada à discriminação de mulheres. A pesquisadora Denise Carreira, da ONG Ação Educativa salienta que os meninos, especialmente os negros, abandonam a escola mais do que as meninas.

Educação sexista

Apesar desse dado e do fato de as mulheres já terem em média maior escolaridade que o homem, o mercado de trabalho é menos favorável a elas, que recebem salários menores. Para Denise Carreira, isso tem a ver com as vocações que são estimuladas na escola e as carreiras às quais acabam se dedicando.

"A educação sexista define que as mulheres são boas para isso, e não são boas para aquilo", afirmou ao lembrar que o mau desempenho em ciências e matemática tem a ver com a falta de estímulo para que, no futuro, ocupem áreas de exatas.

"Ainda hoje temos profissões ditas masculinas e profissões ditas femininas", como as áreas sociais e de cuidados (professoras, assistentes sociais, saúde), com baixa remuneração. "É fundamental questionar a educação que estabelece papéis para homens e mulheres", recomendou.

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