A forma como você preenche um perfil online faz uma grande diferença na forma como você é visto por quem lê seu perfil.
Isto pode parecer óbvio, mas talvez não da forma como se possa imaginar a princípio.
Por exemplo, quando o assunto é encontrar sua cara-metade, é melhor dar informações realistas sobre si mesmo do que tentar se mostrar perfeito.
Parecer real
Analisando pessoas participantes de sites de relacionamento e namoro, pesquisadores da Universidade de Iowa (EUA) constataram que as pessoas que utilizam os serviços de namoro online estão à procura de alguém que combine com elas, e não de uma pessoa perfeita.
Na verdade, as pessoas que estão à procura de amor em sites de relacionamento são menos propensas a confiar em uma pessoa com um perfil "brilhante", preferindo um parceiro que aparente algum sucesso, mas que também seja humilde e que pareça uma pessoa real.
"Nós descobrimos que as pessoas querem entrar em contato com uma pessoa que pareça ser precisa naquilo que está dizendo sobre si mesma online," explica Andy High, coordenador do estudo. "É difícil quando se trata de perfis de candidatos a namoro porque queremos alguém que pareça ser uma pessoa incrível, mas também esperamos ter um relacionamento com essa pessoa, por isso queremos que ela exista."
Assim, ser fantasioso demais em seu perfil vai simplesmente diminuir as chances de que aquele personagem criado para preencher o perfil pareça ser alguém que exista na realidade.
Dê detalhes
A maioria das pessoas entrevistadas no estudo mostrou-se atraída por indivíduos cujos perfis eram positivos, mas não do tipo super-heróis. Mais importante, os participantes preferem pessoas cujo perfil pode ser claramente atribuído a uma pessoa real.
Isto significa que as pessoas querem detalhes, não generalidades, especialmente sobre onde um potencial parceiro amoroso trabalha e o que ele ou ela faz para viver.
"Em vez de apenas dizer, 'Eu escrevo um blog', dê o nome do blog e incentive as pessoas a visitá-lo," recomenda High. "Se você trabalha para uma empresa, dê o nome da empresa. Se você pode nomear algo ou proporcionar às pessoas um link para chegar até você, então faça-o. A ideia é que o potencial interessado pense que o perfil corresponde a uma pessoa real."
Por outro lado, talvez não seja recomendável divulgar detalhes demais por questões de segurança.
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