24/02/2012 Vendendo a alma: cérebro processa valores sagrados por outras viasBaseado em texto de Carol Clark
Os valores sagrados ativam uma área do cérebro que não está relacionada com os processos de pensamento que envolvem ganhos e benefícios.[Imagem: Emory University]
Reino do sagrado Os valores pessoais que as pessoas se recusam a renegar, mesmo quando lhes é oferecido dinheiro para fazê-lo, são processados de forma diferente no cérebro em relação aos "valores mais frágeis", que podem ser de bom grado vendidos pela quantia adequada. Um estudo baseado em neuro-imagens mostra que a tomada de decisões sobre esses "valores sagrados" utiliza um processo cognitivo distinto. "Nosso experimento revelou que o reino do sagrado - quer se trate de uma forte crença religiosa, uma identidade nacional ou um código de ética - é um processo cognitivo distinto," diz Gregory Berns, da Universidade Emory (EUA) e principal autor do estudo. Valores sagrados Valores sagrados ativam mais fortemente uma área do cérebro associada com processos de pensamento baseados em regras e em questões do tipo certo ou errado. Já os "valores não tão sagrados" ativam regiões relacionadas com o processamento de questões que envolvem custos versus benefícios. "Nós desenvolvemos um método para começar a responder questões científicas sobre como as pessoas tomam decisões que envolvem valores sagrados, o que tem implicações importantes se você quiser entender melhor o que influencia o comportamento humano nos diferentes países e culturas," diz Berns. "Estamos vendo como valores culturais fundamentais são representados no cérebro," completa ele. Vendendo a alma Na primeira fase, os participantes viam afirmações desde um mundano "Você é um bebedor de chá", até questões polêmicas, como "Você apoia o casamento gay" e "Você é contra o aborto". Cada uma das 62 afirmações tinha um par contraditório, como "Você é a favor do aborto". Os participantes tiveram que escolher uma afirmação de cada par. No final do experimento, os participantes tinham a opção de leiloar suas declarações pessoais: a negação das suas escolhas anteriores em troca de dinheiro real. Os participantes podiam ganhar até US$100 por declaração simplesmente concordando em assinar um documento afirmando o oposto do que eles acreditavam. Eles podiam optar por sair do leilão em declarações que valorizavam muito. "Nós usamos o leilão como uma medida de integridade para cada declaração," explica Berns. Oferta de incentivos As imagens cerebrais mostraram uma forte correlação entre os valores sagrados e a ativação dos sistemas neurais associados com a avaliação de certo e errado (a junção temporoparietal esquerda) e com a recuperação de regras semânticas (o córtex pré-frontal ventrolateral esquerdo), mas não com sistemas associados com a recompensa. "A maioria das políticas públicas é baseada no oferecimento de incentivos e desincentivos às pessoas," diz Berns. "Nossas descobertas indicam que não é razoável pensar que uma política baseada em custos e benefícios vá influenciar o comportamento das pessoas quando se trata de seus valores pessoais sagrados, pois eles são processados em um sistema cerebral totalmente diferente do que aqueles que envolvem incentivos." Neurociência cultural "Conforme a cultura muda, ela afeta nossos cérebros, e conforme nosso cérebro muda, isto afeta a nossa cultura. Você não pode separar os dois," diz Berns. "Nós agora temos os meios para começar a entender essa relação, o que está ajudando a estabelecer o campo relativamente novo da neurociência cultural." Os resultados foram publicados na revista científica Philosophical Transactions, da Real Sociedade Britânica. Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br URL: https://diariodasaude.com.br./print.php?article=vendendo-a-alma-valores-sagrados-cerebro A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos. |